Entenda a lesão do manguito rotador

O termo manguito rotador é um termo simplificado para as funções que quatro tendões existentes no ombro realizam: a rotação do úmero, estabilização do ombro junto à articulação e controle da cabeça do úmero quando o braço é elevado.

Geralmente, a lesão do manguito rotador ocorre em pessoas acima dos 40 anos. Os sintomas aparecem de forma gradual, sendo a queixa mais habitual a dor que é referida no ombro com irradiação para o cotovelo e para a coluna cervical, podem estar associados à dificuldade de realizar atividades simples como uma troca de roupa ou a higiene pessoal. Quando ocorre em pacientes jovens, ela normalmente ocorre devido a um trauma de alta energia, como uma fratura ou luxação,, ou em pessoas que realizam atividades com um braço em constante elevação (como professores, pintores e trabalhadores da construção civil) e esportistas que realizam atividade constante com o ombro acima da cabeça (jogadores de vôlei, nadadores e praticantes de tênis).

Sintomas

Os sintomas podem aparecer de modo repentino ou de modo gradual. Pode ocorrer uma dor de grande intensidade no ombro após uma queda sobre o braço. Normalmente, após o trauma o paciente segue com dor de grande intensidade associado à diminuição de força muscular e da amplitude de movimento do ombro.

Entretanto, a queixa mais habitual é a de que os sintomas aparecem de forma gradual, a dor que é referida no ombro com irradiação para o cotovelo e para o trapézio. Normalmente, se queixa de dificuldade para dormir sobre o ombro, e o paciente acorda no meio da noite com dor. Outros sintomas podem estar associados, como perda de movimento e rigidez articular que podem levar a uma dificuldade de realizar atividades simples, como uma troca de roupa ou a higiene pessoal.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente, em manobras realizadas pelo ortopedista e em exames de imagem como o Raio-X, Ultrassom e a Ressonância magnética.

As opções de tratamento são:

• Repouso associado à limitação de atividades com o braço  cima da cabeça;

• Uso de tipoia;

• Uso de anti-inflamatório;

• Exercícios de alongamento e fortalecimento.

Em alguns casos, o tratamento não cirúrgico pode levar a uma importante melhora da dor e consequentemente da função do ombro, o que pode demorar semanas e meses.

O tratamento não cirúrgico é considerado apropriado para as lesões parciais do manguito rotador. As lesões totais ou completas devem ser tratadas de modo cirúrgico.

Quando ocorre a ruptura do manguito rotador, ocorre também o tensionamento pelo músculo que só leva a um aumento da lesão, impedindo, desse modo, que o tendão cicatrize. Por esse motivo, a lesão completa do manguito rotador é de tratamento cirúrgico.

Tratamento cirúrgico

Existem vários tipos de tratamento cirúrgico. O tipo de tratamento a ser realizado depende do tipo, tamanho e localização da lesão. A técnica atualmente mais utilizada é o reparo artroscópico, por ser um procedimento que temos uma melhor visualização da lesão e também porque é realizado de modo minimamente invasivo, proporcionando uma recuperação mais rápida, menor dor no pós-operatório e um breve retorno às atividades da vida diária.

Reabilitação pós-cirúrgica

Um forte comprometimento do paciente no programa de reabilitação é muito importante para se alcançar um bom resultado com o tratamento cirúrgico.